VALORIZAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO

          Sabemos que o problema do trânsito, é uma das maiores preocupações do governo. Será? Tal problema, gerado muitas vezes pela falta de planejamento em infraestrutura das vias, e incapacidade de alguns governos em educar a comunidade, acaba por exigir dos Agentes de Trânsito as resoluções, por muitas vezes de caráter irremediável.

          Sabe-se também, que a função do Agente de Trânsito de acordo com Código de Trânsito Brasileiro-CTB, é a de fiscalização, orientação e ordenamento do fluxo de tráfego, sendo sua permanência necessária onde haja falha, ineficácia ou insuficiência de alguma norma de conduta ou sinalização, em regime provisório.

       Porém, a realidade das cidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito-SNT, é bem diferente. Os Agentes de Trânsito são constantemente cobrados para desempenhar além de funções incondizentes com o cargo, excendentes de sua função. Ficando estes, vulneráveis as ações ilíticas de alguns indivíduos para com os Agentes, assim como a vulnerabilidade condicional ao clima e os riscos de acidentes de trabalho.

          Fica agora uma pergunta aos demais colegas: você é reconhecido pelo órgão em que trabalha???

          Antemão, sei que dentre as formas de reconhecimento enquadra-se também o elogio. Que é fato necessário ao ego profissional. Mas será que de elogios viverá o Agente? Não deve estes disporem de remuneração digna, que estejam de acordo com seus riscos, exposição e responsabilidades?

          Quero saber dos senhores, de todos os municípios baianos integrados ao SNT, quais reconhecem o direito dos Agentes de Trânsito de Insalubridade e Risco de Morte?

          Deixo aqui uma breve indagação sobre as exigências, experiências e o reconhecimento que é dado aos Agentes de Trânsito.

Um comentário: