A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHARÁ.



Diante das arbitrariedades que ocorrem no âmbito do serviço público, no que tange as relações de trabalho, o Ministério Público do Trabalho - MPT tem papel significativo, de importante relevância na resolução desses problemas.

Em face dos constantes assédios e perseguições que sofreram (e sofrem) alguns servidores, além de alguns descasos com a segurança e higiene no trabalho, foi oferecida denúncia em agosto de 2011 ao emérito órgão supracitado, que acarretou na instauração de Inquérito Civil contra a Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari - STT, para investigar casos envolvendo abusos de servidores ocupantes de cargos comissionados, contra servidores concursados em estágio probatório.

Dentre as irregularidades, estão ameaças de DEMISSÃO aos servidores efetivos, por perseguição política e participação em reivindicações trabalhistas.

Em suma, o processo evoluiu e, foi proposto um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC pelo MPT, onde determinava a STT o cumprimento de Normas trabalhistas, que garantiriam o mínimo de dignidade profissional aos servidores. Contudo, o TAC foi RECUSADO pela administração, que não aceitou garantir a distribuição de água mineral para os servidores, papel higiênico nos banheiros, protetor solar (para evitar o câncer de pele nos trabalhadores [que ficam expostos por longos períodos ao sol]), dentre outras necessidades básicas. Na primeira audiência a Superintendente Beatriz Liebanas não compareceu, mandando uma assessora em seu lugar. Comparecendo na segunda audiência, em que não se posicionou objetivamente sobre o TAC. Quando na terceira audiência, onde alegou não poder comparecer, enviando 3 advogados para representá-la, onde, juntando tudo que foi dito pelos 3 na audiência, não completariam duas linhas de uma página de caderno. Na falta de representante legal para assinatura do TAC, a partir dali, o Procurador do Trabalho Excelentíssimo Senhor Marcelo Brandão, manifestou que seria aberta uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A STT, para identificar e responsabilizar os responsáveis pelas irregularidades, bem como, para que fossem cessadas.

Alguns servidores acompanham o andar do processo, com bastante confiança que será feita justiça. E, que finalmente,terão sua dignidade resgatada das "mãos dos opressores" e, restituídas aos servidores de carreira.

APROXIMA-SE À DATA-BASE: SERVIDORES ORGANIZADOS.

A data-base é o período de negociação determinante entre o executivo e seus servidores. É nesse período que se exponhe com maior vigor as carências dos servidores públicos efetivos, para que a administração se manifeste de maneira CONCRETA, sem que haja os típicos discursos de melhorias, que acabam por nunca chegarem de fato.

No mês de janeiro, está previsto a data-base em Camaçari, onde servidores da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari - STT, já estão se mobilizando para construir uma pauta de reivindicações, que vise atender as demandas desses servidores, de modo a estabilizar os anseios de cunho administrativo, financeiro e estrutural do órgão. Com vistasà conquista dos seguintes tópicos:

# SANÇÃO DO PCCV (Indicação 66/2012 do Vereador Alfredo Andrade - PSB - APROVADA NA CÂMARA);

# ISONOMIA DE SALÁRIO DOS CARGOS ADMINISTRATIVOS DA STT, COM OS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA;

# INSTITUIÇÃO DO AUXÍLIO-TRANSPORTE;


# REAJUSTE DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO;

# PLANO DE SAÚDE;

# AUXÍLIO-CRECHE;

# SANÇÃO DA GRATIFICAÇÃO POR RISCO DE MORTE (Indicação N° 002/2012 do vereador Alfredo Andrade - PSB - APROVADA NA CÂMARA);

# ADICIONAL DE INSALUBRIDADE;


#  INSTITUIÇÃO DA HORA OPERAÇÃO.

Além das propostas de discussão apresentados, serão abordados outros temas, sobre estruturação do órgão, onde serão elencadas as questões referentes à:

* CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO CONCURSO N° 001/2009 DA STT;

* AQUISIÇÃO DE VIATURAS (CARROS E MOTOS);

* SISTEMA DE GUINCHO;

* ESCALAS DE REVEZAMENTO DE SERVIÇO;

* ETC.

O processo de debates e questionamentos devem ser proveitosos ao máximo entre os servidores, para que na mesa de negociação não apareçam "entraves" [políticos], e que a nova administração que inicia-se em janeiro, possa se sensibilizar e conscientizar-se, com as peculiaridades, inerentes às funções dos servidores da STT. É conversando com lógica e técnica, que chegaremos aos avanços para categoria. Provando que o novo governo terá mais respeito e reconhecimento com a classe de servidores do município.